Sapatu - Território

O território do quilombo Sapatu faz parte do município de Eldorado e se localiza próximas às margens do rio ribeira de Iguape. Seu território é de 3.711,6257 hectares, mais uma extensa e ocupada pelo Rio e pela vegetação. O território é dividido de tal forma que a área de fica próxima ao Rio, também nas capuavas de 2 a 3 km dentro da mata acessado por Variantes, seguida por uma estrada e uma populosa, com casas espalhada e duas igrejas católicas e uma igreja batista.

Os quilombolas não têm posse definitiva da terra, desde 2001 o quilombo é reconhecido e aguardam por um processo, ainda sem retorno do estado brasileiro, a conquista da titularização definitiva da terra. Até o momento, o território é reconhecido, mas não há título de propriedade. Esse povo, então, precisa se contentar somente com as promessas e falta de mudanças.

O território não é tombado completamente pelo governo, mas a população local se esforça para manter o local intocado por atividade extrativistas predatórias, lutando para que as hidrelétricas não construam barragens no rio, o que resultaria mudança de uma boa parte da área onde o solo é fértil e também prejudicará a preservação dos costumes. Também lutam por ações governamentais (como a construção de mais escolas).

Eles utilizam seu território para agricultura, habitação e desenvolvimento do artesanato. Sua principal fonte econômica é a agricultura de banana, palmito pupunha e mandioca. Também contam com o turismo local.

Tais atividades geram dinheiro suficiente para o sustento.