Notícias

Quilombo São Pedro realiza I Encontro de Cultura Popular

A Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro e o Capoeira IBECA Vale do Ribeira realizaram no último dia 03 o I Encontro de Cultura Popular no Quilombo São Pedro. O evento foi idealizado inicialmente para ser somente voltado a aulas de capoeira e roda; porém, tomou proporções maiores e teve o objetivo mudado para que pudesse reunir em um só local diversas atrações culturais não só do Vale do Ribeira, mas de outras cidades como Campinas.

Nota da Frente Brasil Popular sobre o impeachment da Presidenta Dilma Roussef

Veja no anexo a nota divulgada pela Frente Brasil Popular, a respeito do impeachment da Presidenta Dilma Roussef.

Colabore com a campanha para a realização da 87ª Festa de São Pedro

Uma das festas mais tradicionais do Vale do Ribeira, a Festa de São Pedro, que acontece no quilombo de mesmo nome, terá sua 87ª edição realizada em 2015.
Este ano, a comunidade criou uma campanha na página de financiamento coletivo “Catarse”, para arrecadar recursos para viabilizar o evento, que acontece nos dias 04 e 05 de julho, em Eldorado.
Saiba como contribuir acessando a campanha!

Cananéia sedia eventos da Economia Solidária

A Associação Rede Cananéia realizará no mês de dezembro uma série de eventos voltados a empreendimentos sociais.

No dia 12/12 acontece o "Seminário de Economia Solidária", onde os participantes poderão assistir palestras e participar de oficinas temáticas. De 12 às 14/12 ocorre a V Feira de Economia Solidária, com a exposição e venda de produtos.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail redecananeia@redecananeia.org.br, ou pelo telefone (13) 3851.1201.

Eldorado (SP) sediará feira de sementes quilombolas e feira estadual em agosto

Notícia publicada originalmente em Instituto Socioambiental, em 11/07/2014

A sétima edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos quilombos do Vale do Ribeira, evento anual que faz parte do calendário dessa região do interior paulista acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto. Paralelamente acontecerá também a Feira de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo

Jovem Quilombola ganha medalha de prata nos jogos Regionais em Sorocaba

A Capoeira é uma atividade que faz parte da história e da cultura das comunidades negras no Brasil. No Vale do Ribeira, esta expressão cultural é praticada nas comunidades quilombolas.

Mais uma liderança quilombola é assassinada no Pará

Notícia publicada originalmente em 07/07/2014, no portal Terra de Direitos

Artêmio Gusmão foi encontrado morto e esquartejado na manhã do último sábado (5), no município de Acará. O Pará é o segundo estado com mais assassinatos em conflito por terra no Brasil, de acordo com dados da CPT de 2013.

UFPR cria turma de direito para assentados e quilombolas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o INCRA, aprovou a criação de uma turma de direito que terá 60 vagas exclusivas para beneficiários do Pronera. Podem candidatar-se assentados e acampados da reforma agrária e quilombolas de todo o país.

MOAB atualiza informações sobre a UHE Tijuco Alto

Veja o boletim feito pelo Movimento dos Ameaçados por Barragens (MOAB), sobre o processo envolvendo a construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto.

TERRA SIM, BARRAGEM NÃO!

Páginas