Quem Somos

Este site foi criado pelas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, com apoio e assessoria do Instituto Socioambiental (ISA), através de seu Projeto Capacitação em Gestão e de sua área de Comunicação. Para sua construção, manutenção e atualização conta com o financiamento do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (PPIGRE) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do projeto "Fortalecimento das associações quilombolas do Vale do Ribeira para a gestão de projetos e empreendimentos comunitários" e da Ajuda da Igreja da Noruega/Campanha dos Estudantes (AIN/OD) com o projeto “Superação da Pobreza e Valorização Cultural: Novas Perspectivas para os Jovens Quilombolas no Brasil”.

A proposta do site foi apresentada para cada uma das comunidades com quem o ISA tem parceria no Vale do Ribeira. Cada uma delas analisou se era de seu interesse integrar esse canal de informação e comunicação sobre sua história, cultura, gestão de projetos e empreendimentos comunitários, produtos etc.

As comunidades que aceitaram a proposta escolheram um representante para integrar o Grupo Gestor, encarregado de criar a estrutura, aprovar o layout, elaborar e administrar o conteúdo. Outras comunidades poderão integrar esse trabalho quando julgarem oportuno.

Cada representante produziu e atualizará o conteúdo de sua comunidade pesquisando os documentos e registros existentes, conversando com os diretores da associação, lideranças e pessoas mais velhas.

Estes agentes comunitários têm um trabalho permanente, estando sempre atentos principalmente aos acontecimentos para produzir as notícias, e divulgando a agenda de interesse geral. Cada um é o repórter de sua comunidade. Fazem parte do Conselho Gestor:

João Fortes do Carmo – Bombas
Sezar Aparecido dos Santos – Porto Velho
Rudinei Forquim de França – Galvão
Fabiano Nascença Silveira – Pedro Cubas de Cima e de Baixo
José Luiz de França Dias – São Pedro
Olavo Pedroso da Silva Filho - Ivaporunduva
Maria Aparecida Teixeira – Mandira
Joelma de Oliveira Gonçalves – Cangume
Juari Alves Pereira – Morro Seco