São Pedro - Patrimônio Cultural

Festa de São Pedro

A festa de São Pedro, padroeiro da comunidade, é esperada e freqüentada por pessoas das comunidades próximas e várias cidades, juntando mais de mil pessoas. É realizada no fim de semana mais próximo do dia 29 de junho. No sábado, começa com uma procissão que percorre a comunidade e termina com o hasteamento do mastro de São Pedro. São cantados cantos religiosos, feitas orações, acompanhados de violão, bumbo, pandeiro e sanfona. Em seguida é rezada a missa, com elementos da cultura quilombola, como cores (inclusive no paramento do celebrante, que inclui um gorro colorido) e cantos alegres, acompanhados dos mesmos instrumentos musicais utilizados na procissão. Depois da missa é feita a quermesse com bingo e forró, que começa às 20 horas. Por volta da meia-noite o bingo é encerrado e continua o forró até amanhecer.No domingo é feito torneio de futebol durante o dia e à noite é repetida a quermesse e o forró.

Artesanato

Com cipó imbé e timbopeva são feitos o tipiti (para expremer a massa da mandioca para fazer farinha), os cestos e balaios. Com taquaras são feitos apá, cestos e balaios. Esse artesanato, atualmente, é feito para uso próprio ou vendido sob encomenda.

Mão esquerda

Dança tradicional das comunidades quilombolas, semelhante à quadrilha, é feita geralmente no mês de junho. Antigamente era acompanhada por viola, violão, pandeiro, triângulo e sanfona, hoje é acompanhada