Mandira - Patrimônio Cultural

Terço cantado

Oração tradicional das comunidades quilombolas, que intercala as dezenas com cânticos religiosos, é realizada na festa de Santo Antonio, sétimo dia, seis meses e um ano de falecimento e outras ocasiões especiais. É feita na igreja da comunidade.
Festa do padroeiro da comunidade: Santo Antonio
Na véspera do dia de Santo Antonio, à noite, é rezado o Terço Cantado. Na manhã do dia 13 de junho é rezada uma missa. Toda a comunidade se reúne no Centro Comunitário onde a missa é iniciada e depois seguem em procissão até a igreja onde é concluída. No fim de semana mais próximo dessas datas são realizados jogos durante o dia, e à noite, festa com bingo, comida e bebida, terminando com o baile (forró) até de madrugada.

Capoeira

Há pouco mais de 2 anos foi criada a Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim. Um grupo de 15 pessoas, formado com o apoio de um instrutor que dá aulas duas vezes por semana, faz apresentações nas festas da comunidade e participam de torneios na região.
Fandango
É uma música tradicional das comunidades da região. Há um grupo formado por quatro pessoas que cantam o fandango, acompanhados de viola, pandeiro e rabeca. Já gravaram um CD e publicaram um livro: Museu Vivo do Fandango. Fazem apresentações nos encontros com outras comunidades e grupos negros.