Pedro Cubas - Projetos e atividades

Produção Agrícola

Um grupo de 20 pessoas se organizou com apoio do Instituto de Terras do Estado de São Paulo-ITESP, Prefeitura Municipal e algumas igrejas para acessar um financiamento do Pronaf, através do Banco do Brasil, para a compra de um pequeno trator, comprar insumos e pagar mão de obra para a produção de maracujá, abóbora, quiabo e pimenta para comercialização, gerando oportunidade de trabalho e renda.

A proposta foi apresentada para toda a comunidade e os interessados formaram o grupo. Foi escolhido um coordenador que organizará o uso do trator. Algumas pessoas cuidarão da comercialização dos produtos e gestão dos recursos para pagamento do financiamento. O contrato já foi assinado, os recursos liberados e o trator comprado. O passo seguinte será o início do cultivo, ainda em 2006.

Telecentro

Com assessoria do Instituto Socioambiental, foi elaborado um projeto para implantação de um telecentro na comunidade, que possibilite o acesso à internet e utilização de vários recursos da informática. O projeto foi encaminhado ao GESAC - Governo Eletrônico-Serviço de Atendimento ao Cidadão, que forneceu e instalou a antena para acesso à rede mundial. Em parceria com o ISA, a associação conseguiu os computadores e disponibilizou um espaço no salão comunitário para a instalação.

Está sendo organizado um conselho gestor e preparado um grupo de monitores para orientar os moradores no uso dos equipamentos e utilizar os serviços disponíveis.

Artesanato

Um grupo de 18 adolescentes e jovens vem aprendendo a produzir colares e pulseiras com sementes nativas. O objetivo principal desta atividade é a geração de renda. De grande qualidade e beleza, tem atraído cada vez mais compradores, já tendo inclusive exportado. O grupo tem se sentido cada vez mais estimulado com o sucesso da atividade.

Granja

Com apoio do ITESP, um grupo de 10 pessoas iniciou a criação de frango caipira para a comercialização da carne e de ovos nas feiras da região. Além de ser uma alternativa de geração de renda, ajudará também na fertilização da horta a partir da utilização do esterco.