Pedro Cubas - Patrimônio Cultural

Recomendações das Almas

Uma das principais tradições culturais mantidas na comunidade é a Recomendação das Almas, realizada a partir da meia-noite da Sexta-feira Santa. Antecipadamente são preparadas comidas típicas como paçoca de amendoim, bolo de banana, coruja (doce típico feito de mandioca azeda, ovos, enrolada em folha de bananeira para ser assada), cará, mandioca, café de garapa e chá de erva cidreira para ser comido depois da Recomendação das Almas.

Os participantes se reúnem em uma das residências, em Pedro Cubas de Baixo. De onde caminham por volta de 10 km até o Cemitério de Batatal. Antes de saírem é tocada a matraca para avisar os participantes, que estão reunidos dentro de uma casa, que vai começar a ida ao cemitério. Fazem uma reza cantada para cada “tipo de alma” (perdidos, afogados, aflitos, etc.). Chegando ao cemitério, ficam do lado de fora e fazem as mesmas rezas cantadas para as almas. Na volta vêm parando em algumas taperas (lugares onde antepassados morreram e foram enterrados) para rezar por aquelas almas até chegarem à casa onde se reuniram para iniciar a Recomendação. Quando o grupo chega em uma tapera, os moradores da casa têm que estar acordados, abrir a janela e colocar nela uma vela acesa. Só voltam a dormir quando o grupo vai embora e a janela é fechada.

Esse percurso termina por volta das 5 da manhã. Quando chegam à casa inicial, tocam novamente a matraca para avisar que estão chegando, rezam e entram em casa cantando e fazem as últimas orações diante de uma imagem de N. Sra. Aparecida, “entregando a procissão à Santa” e pedindo que ilumine as almas. Terminam comendo o que foi preparado anteriormente.

Festa do Divino

A Festa do Divino, realizada em julho na cidade de Eldorado, é feita em homenagem ao Divino Espírito Santo. No mês de junho, o festeiro manda a Bandeira do Divino para a comunidade, para que sejam pedidas as oferendas para a festa. Em um sábado e um domingo, se reúnem na Igreja da vila. São cantadas músicas específicas, acompanhadas com violão, zabumba e triângulo. Caminham cantando e tocando até a residência de Joaquim Brás, que é a última casa de família católica em direção a Pedro Cubas de Cima. Pela tradição, deve começar pela casa mais acima para depois passarem pelas casas na direção oposta. Pedem oferenda para o dono da casa para realizar a festa, cantam agradecendo e o dono da casa, se quiser pode fazer uma promessa diante da bandeira e dar um nó em uma das fitas penduradas nela. Assim vão passando por cada casa da comunidade. Se anoitecer antes que tenham terminado, a Bandeira dorme na última casa e é retomado no domingo. Depois de passar por todas as casas, a Bandeira e as oferendas são levadas em lombo de burro para a Igreja de Batatal, que é a comunidade mais próxima.

Festa de Santa Catarina

Santa Catarina é a padroeira da comunidade. A festa em sua homenagem é realizada no mês de novembro. À tarde é celebrada missa e procissão. Após a missa é feita uma festa com barracas de comidas e bebidas, baile com aparelho de som e forró começando no início da noite do sábado e indo até o amanhecer do domingo.