10º Encontro "Defensorando Comunidades Tradicionais"

10° ENCONTRO “DEFENSORANDO COMUNIDADES TRADICIONAIS” - DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – REGIONAL VALE DO RIBEIRA – UNIDADE DE REGISTRO

PROGRAMAÇÃO

MÓDULO DIREITOS HUMANOS
EIXO EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA II

Dia 07/06/2014 (sábado)

08h30 – Acolhimento, café e confraternização

09h00 – A Educação Escolar Quilombola: Lutas para a valorização da identidade cultural

Provocador: Elson Alves da Silva

Possui curso técnico na área de agricultura e turismo, é graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (2006), e mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). O tema da dissertação de mestrado intitula-se “Comunidades Remanescentes de Quilombos do Vale do Ribeira: A Construção de uma Educação Diferenciada como Instrumento de Fortalecimento na Identidade Quilombola”. Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, professor da rede Municipal de Ensino de Jacupiranga-SP, Coordenador-presidente da Associação Remanescente de Quilombo de Ivaporunduva, membro do conselho estadual de Educação Quilombola. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Diferenciada para Quilombos e Ensino Fundamental: Atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade cultural, História dos Quilombos do Vale do Ribeira e Processo de Formação dessas Comunidades.

10h30 – Intervalo, prosa e lanche

11h00 – Currículo e formação de professores: avanços e desafios na educação quilombola

Provocadora: Lisângela Kati do Nascimento
É Mestre e Doutora em Geografia (com ênfase em ensino de Geografia) pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa de Mestrado teve como foco de investigação a relação entre o ensino de Geografia e a identidade cultural das crianças quilombolas da região do Vale do Ribeira-SP. Em sua tese de doutorado defendeu a importância do estudo do lugar de vivência dos alunos no currículo escolar. Possui artigos publicados em periódicos e anais de congresso no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, currículo, diversidade cultural, formação de professores, Vale do Ribeira, território, comunidades tradicionais e barragens. Foi professora de Geografia por oito anos no Ensino Fundamental da Escola da Vila-SP. Atualmente é consultora na área de ensino de Geografia no Projeto de Cooperação Internacional da UNESCO “Sistemática para avaliação institucional e educacional do Sistema Municipal de Ensino de São José dos Campos”. É coordenadora da área de Geografia da Escola Lourenço Castanho-SP e professora de Geografia no Centro de Estudar Acaia Sagarana-SP. Trabalha também com formação continuada de professores, com assessoria pedagógica em escolas públicas e privadas na área da Didática do Ensino de Geografia e com produção de materiais didáticos. Tem experiência no Ensino Superior, lecionando em curso de licenciatura em Geografia.

12h30 – Avaliações e encaminhamentos

Comunidades tradicionais, EAACONE, Prosa na Serra, Defensoria Pública, NUPAUB/USP, FUNAI

13h00 – Encerramento e almoço

Maiores informações pelo telefone (13) 3822-4000.