Bombas - Patrimônio Cultural

Mutirão

É mantido até hoje o sistema de mutirão para abrir roça, carpir, e colheita de arroz, feijão, para limpar as trilhas e construir casas. A pessoa que organiza o mutirão (dono do mutirão) chama as pessoas. Cada um leva sua ferramenta. O dono do mutirão fornece a alimentação para o dia de serviço e ao final oferece um baile com sanfoneiro ou, na falta deste, com aparelho de som. Oferece comida e bebida durante a festa, que vai noite à dentro chegando até as 8 horas da manhã, quando é oferecido por vezes café da manhã ou almoço.

Mesada dos Anjos

A Mesada dos Anjos é feita no mês de junho, no dia de Santo Antonio, na hora do almoço, época final da colheita. Quando iniciam a preparação do terreno para a roça as pessoas fazem a promessa de fazerem a mesada para os anjos protegerem o plantio e a colheita. Durante o período de cultivo e colheita engordam porcos, frangos e patos. No dia de Santo Antonio, final da colheita, em agradecimento preparam uma mesa com uma diversidade de pratos feitos com os animais, produtos da roça e de horta e oferecem para as crianças da comunidade, menores de 7 anos. Depois que as crianças estão satisfeitas e se serviram dos doces, bolos e balas que compõem a sobremesa os adultos são autorizados a se servirem.

Dança de São Gonçalo

Dança de São Gonçalo, padroeiro dos violeiros, também é feita como agradecimento por uma graça recebida. Qualquer pessoa que faça uma promessa e alcance o que pretendia, em agradecimento pede ao Mestre de Romaria que organize uma dança. A data é marcada, a comunidade e as comunidades vizinhas são convidadas e é organizada a dança em um sábado ou domingo. São tocados viola e violão e cantam músicas tradicionais da festa. A pessoa que pediu a festa oferece também comida e bebida. Começa na “boca da noite” podendo se estender à noite toda. Podem chegar até 8 ou 9 horas da manhã, quando então é oferecido também um almoço.

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira da comunidade de Bombas. A festa é feita sempre no dia 12 de outubro. A comunidade se concentra em um local mais afastado, perto da mata fechada, chamado Lagoas, utilizado tradicionalmente para essa festa. São feitas “cantorias” sertanejas de cantores conhecidos e da própria autoria dos cantores, acompanhadas de viola. Rezam o terço cantado. Um festeiro, escolhido no final da festa do ano anterior, organiza toda a festa inclusive o necessário para o almoço e doces para as crianças. Alguns ficam até o final do dia cantando e contando estórias.

Artesanato

O artesanato é outra atividade tradicional e envolve a produção de vários utensílios de uso diário, principalmente da própria comunidade. Com os cipós timbopeva e gambé, fazem cestos e amarração para construção de casas. Com a taquara de lixa e taquara lisa fazem apá (espécie de peneira, mas com a malha fechada, utilizada para abanar e escolher o arroz) e peneiras (utilizadas para abanar e escolher café e feijão) e pequenos balaios para acondicionar pequenos objetos e enfeite de mesa. Com madeira são feitos banquinhos, colheres de pau e mesinhas. Com palha de milho das roças são feitos pequenos balaios, cestos, chapéu, aparador de panela, porta garrafa, etc. Com madeira mais resistente fazem pilões, utilizados para socar arroz e café.